top of page

Rubya Cookbook: Bolo de Azeite de Oliva, Alecrim e Limão Siciliano

Uma receita fina e nada óbvia. Perfumada, delicada e incrivelmente saborosa. A perfeita definição de "menos é mais". Para surpreender! --

Quando me perguntaram qual era o gosto do bolo de azeite e alecrim, respondi que parecia uma manhã fresca de sol, na primavera, de férias na Grécia. Já vivi esse momento? Não. Mas tenho certeza que os dois têm o mesmo gosto! A vontade de fazer essa receita veio junto com um azeite italiano que ganhei de um cliente especial. Eu AMO ganhar essas coisas! Tipo azeites, balsâmicos, queijos, vinhos, caixas de bombons, macarons, Cookies... Penso que esses presentes "materiais" podem ser a oportunidade para criar e vivenciar novas experiências, que ficarão em nossa memória para sempre.

E note... Eu, que nunca tinha feito e/ou comido alguma sobremesa desse tipo (usando dois ingredientes que normalmente estão presentes em produções salgadas), estou compartilhando da melhor maneira para você!

Essa receita merece "O" azeite, já que ele é o protagonista! Então, usei meu presentinho maravilhoso com aromas delicados de frutas e de ervas, extra virgem e não filtrado, o Azeite Costa D'oro "Il Grezzo", que harmoniza perfeitamente com a fragrância do alecrim e com a acidez, leve doçura e frescor do limão siciliano. Dúvidas sobre a maravilhosidade que esse bolo vai ficar? Estamos diante da prova de que os ingredientes de maior qualidade fazem total diferença na hora de conquistar os corações! Ecco qua! Vamos à receita.


Parte I - Alecrim Cristalizado Ingredientes 10 raminhos de alecrim fresco

1 clara de ovo 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro Utensílios Pincel fino Bowls Folha de papel manteiga Modo de Preparo 1) Quatro horas antes de preparar o bolo, separar os raminhos do alecrim, pincelar clara de ovo neles e passar no açúcar de confeiteiro. 2) Reservar para secar em folha de papel manteiga.

Parte II - Massa do Bolo Ingredientes 160ml de azeite de oliva extra virgem 120g açúcar de confeiteiro 130g iogurte natural

7g de alecrim fresco picadinho

2 ovos

Extrato de baunilha 240g farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento químico 1/2 colherzinha de café de sal Zestes de 1 limão siciliano Manteiga integral sem sal e açúcar refinado para untar a forma Utensílios Liquidificador

Forma 30cm para bolos Espátula

Fouet Bowl Modo de Preparo

1) Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar a forma. 2) Bater no liquidificador: azeite, açúcar, ovos, baunilha, iogurte e alecrim.

3) Em um bowl separado, misturar a farinha, fermento, sal e zestes de limão. 4) Misturar os líquidos aos secos e despejar na forma. 5) Assar por 30-35 minutos (o tempo pode variar de forno para forno. O teste de espetar um palitinho é infalível. Se o palito sair sequinho, o bolo está pronto). 6) Esperar esfriar para desenformar.

Parte III - Calda de Açúcar e finalização

Ingredientes Sumo de 1 limão siciliano 180g Açúcar de confeiteiro (para uma calda mais branquinha, pode colocar bemmm mais açúcar) Fio generoso de azeite de oliva extra virgem Pitada de sal Utensílios Bowl Garfinho ou fouet Modo de Preparo 1) Juntar todos os ingredientes e bater bem para emulsionar. 2) Finalizar com os ramos de alecrim por cima do bolo.


Spettacolo!!!!!!! Observações da Rurru:

Super combinaria após um jantar mediterrâneo, peixes e frutos do mar, polvos e mexilhões, pasta al mare, ratatouille, pratos tradicionais da Provance, antipasti...

Um menu vegetariano com legumes grelhados ou defumados (a sobremesa refrescante e docinha equilibraria o jantar característico por um toque de tostado e leve amargor) também seria uma delícia! Penso que ele seria uma excelente sobremesa para servir com um gelato de iogurte (bem azedinho, sabe?), com gelato de fior di latte ou uma ganita de amêndoas.

Harmonização

Por ser uma sobremesa com bastante gordura e ainda, surpreendentemente aromática (pelo limão e alecrim), o vinho precisaria ter bastante acidez para balancear todo esse azeite.

Ideal se for bem perfumado e de corpo leve/médio, para não ultrapassar a leveza da textura do bolo. Casamento ideal com um espumante de sobremesa! Moscatel? Torrontés?! Demi-sec? Sémillon? Não sei!

Mas sinto que também cairiam super bem naquela manhã de primavera na Grécia hahah.

Substituição Você pode substituir o alecrim e o limão siciliano por: Manjericão e Morangos/Frutas Vermelhas Sálvia e Abacaxi Capim-limão e Limão Tahiti Hortelãs e Amoras Não vou dar substituições para o Azeite. É para fazer com Azeiteeee! Um Azeite de qualidadeeeeeee!!!! Costa d'Oroooooo! --

Espero que você tenha gostado. Se fizer, quero saber o que achou! Com carinho, Rubya

Comentários


bottom of page