top of page

Rubya Cookbook: Pasticciotto

Um pedacinho do sol do Salento em sua mesa: Pasticciotto Salentino.

Imagine-se em uma manhã fresca, caminhando pelas ruas de Lecce, na Puglia. O aroma de café e dos doces recém assados perfumam os ares, guiando-a até uma pequena confeitaria. Lá, entre as vitrines coloridas, você encontra uma joia da pasticceria pugliese: o Pasticciotto.



Sua casquinha dourada e crocante esconde um segredinho: uma crema pasticcera cremosa e aromática.

A cada mordida, um passo para o coração do Salento! Não tem como não se apaixonar. 

Nesta receita, vou explicar como preparar este doce maravilhoso em sua própria casa.

Com ingredientes simples e um toque de amor, você poderá criar um pedacinho do paraíso italiano para compartilhar com seus amigos e família!

PS: Singular: 1 pasticciotto Plural: 2 ou + pasticciotti PASTICCIOTO SALENTINO Para 09 Pasticciotti de 140g Pasta Frolla (Massa podre) 330g farinha 00 120g banha de porco 1 ovo inteiro 2 gemas 130g açúcar refinado Raspas de 1 limão siciliano 1 colher de chá de extrato de baunilha ½ colher de chá de fermento químico 1 pitada de sal 1. Bater na batedeira com a raquete: banha de porco + açúcar + baunilha + sal. 2. Adicionar 1 por 1: ovo e gemas. 3. Por último, adicionar a farinha e o fermento. Não deixar batendo por muito tempo. Deixar apenas incorporar na massa. 4. Embalar em um filme plástico e deixar na geladeira por 2 horas. Crema Pasticcera (Creme de confeiteiro com perfume de limão siciliano) 500g Leite Integral 6 Gemas 150g Acúcar refinado 50g Amido de milho 1 colher extrato de baunilha 1. Bater com o fouet as gemas, o açúcar, a baunilha até virar um creme branquinho e espesso. 2. Adicionar o amido de milho na mistura das gemas e deixar homogêneo. 3. Enquanto isso, ferver o leite! 4. Fazer a temperagem: adicionar o leite aos poucos na mistura das gemas para não talhar na panela. 5. Voltar toda a mistura para a panela e mexer até engrossar. 6. Quando estiver pronto, colocar em um outro bowl e deixar esfriar.


Finalização 1. Separar 9 forminhas de pasticciotto (ou de cupcake) de alumínio e untá-las com manteiga. 2. Abrir a massa, cobrir as forminhas e furar o fundo com um garfo. 3. Rechear com 70g de crema pasticcera > cobrir com mais uma parte de massa e pincelar com eggwash (gema + água). 4. Deixar na geladeira por 30 minutos e pré-aquecer o forno a 180C. 5. Assar por 20 minutos ou até ficar douradinho.

Os Pasticciotti podem levar recheios diferentes: Crema pasticcera com creme de pistacchio Crema pasticcera com amarenas (aquelas cerejas negras) Crema pasticcera e Nutella… Você pode servi-los mornos ou em temperatura ambiente. Acompanham perfeitamente um espresso ou um cappuccino de manhã! Ecco! Já deu vontade né? Experimente! Com carinho, Rubya

Komentar


bottom of page