top of page

Rubya Cookbook: Torta Frangipane al Cioccolato e Pere

Esta é uma torta elegantíssima para servir após um almoço em casa.


Acredito que servir uma sobremesa LINDA faz toda a diferença no final.

Essa torta faz muito bem o seu papel. É uma obra de arte sublime no paladar.


torta frangipane al cioccolato

A torta frangipane é uma sobremesa clássica da culinária francesa, que remonta ao século XVI. Acredita-se que tenha sido criada pelo confeiteiro do duque de Plessis-Praslin, cujo nome era Frangipani -- tenho certeza que aqui tem influência italiana, viu!.

A receita original consistia em uma massa folhada recheada com creme de amêndoas, ovos, açúcar e manteiga.

Com o passar dos anos, a torta frangipane se tornou popular em toda a França e em outros países, sendo apreciada por seu sabor delicado e textura macia. Ela é frequentemente servida em ocasiões especiais e celebrações familiares.

O casamento de amêndoas moídas e creme cria um recheio rico e elegante, tornando a torta frangipane uma verdadeira delícia para os amantes de um docinho!



Com a forte influência francesa pela simetria dos sabores – apesar de eu ter colocado o nome em italiano no título –, peras com chocolate é fora do comum do que vemos em confeitarias aqui no país do leite Ninho com Nutella.

É uma combinação clássica e refinada ao paladar. Não é exageradamente doce, e apesar de levar chocolate na massa e no creme, o sabor não fica tão “chocolatudo”.

Para um serviço completo de harmonização, eu sugiro um cálice de Porto Tawny ou Pedro Ximenez.


Chás earl grey, chá preto, infusões de camomila e baunilha ou maçã e especiarias.

E como sempre eu sugiro: uma xícara de café de categoria "gourmet"! Torra média ou alta para este prato.

P.S.: eu escolheria o café gourmet porque ele leva uma seleção minuciosa de grãos de qualidade e tem o mínimo de amargor indesejável de uma torra inadequada. Esta sobremesa tem um sabor muito sofisticado e delicado, e acredito que o café deve ser tão sutil quanto. P.S.1: para mim, café vai com tudo o que é doce hehe. P.S.2: ela fica delícia também com um gelato de baunilha.

torta frangipane com peras

Vamos para a receita! Utensílios: Forma baixa de torta com fundo removível (aro 22) Batedeira com raquete para a massa e com o globo para o creme Rolo de pasta Faca e tábua para cortar as peras Bowls Ingredientes para a massa: 220g Farinha de trigo 30g Cacau em pó 50g Açúcar de confeiteiro 125g Manteiga sem açúcar gelada 1 ovo 1) Na batedeira com a raquete: misturar farinha, cacau e açúcar.

2) Adicionar manteiga – mix até virar uma farofa. 3) Adicionar o ovo e incorporar. Se precisar, leve a massa para uma bancada até ficar homogênea. 4) Levar para a geladeira por 40 minutos. 5) Abrir a massa na forma untada, furar o fundo com o garfo e assar por 10 minutos em forno pré-aquecido 180ºC. Ingredientes Creme Frangipane al Cioccolato 100g Chocolate meio amargo 150g Manteiga sem sal 130g Açúcar de confeiteiro 165g Farinha de amêndoas 4 ovos ½ colher de sopa de Extrato de baunilha ½ colher de café de sal 4 Peras Williams Amêndoas laminadas para finalizar em cima Açúcar de confeiteiro para polvilhar depois de pronta ** Descascar e cortar as peras e deixá-las imersas em água potável com um pouco de sumo de limão para não oxidarem. 1) Derreter o chocolate e reservar. 2) Bater a manteiga com o açúcar. Adicionar farinha de amêndoas, ovos, baunilha e o chocolate. 3) Adicionar na forma, colocar as peras cortadas em cima do creme e salpicar as lâminas de amêndoas em cima do creme. 4) Assar por aproximadamente 40 minutos a 180ºC.




Capriche nas louças para servir a Torta! Eu adoro fazer uma composição com peças diferentes e combinar dourado e prateado, rococó com moderno, vidros e porcelanas. Fica menos óbvio, né? -- Espero que você tenha gostado desta receita! (E das fotos! Eu quem as fiz!) Com carinho, Rubya

Comments


bottom of page