top of page

Rubya Cookbook: Bolo de Tangerina

Uma receita de primavera. 

Leve, aromática, naturalmente colorida e alto astral! 

Quando ouço "bolo de chá", sempre imagino uma mesa linda em um jardim com margaridas, porcelanas clássicas brancas com detalhes em tons pastéis, bules, leiteiras e mantegueiras finas, guardanapos de pano, sanduichinhos, madeleines, tartelettes, geleias, Cookies….. E bolos! Especialmente falando de bolos sem muitas coberturas ou recheios, normalmente de frutas. Assim como este, que tem a massa bem fofa e molhadinha… Docinha e azedinha. Acho que é perfeito para uma ocasião como essa. --

O Bolo de Tangerina também pode ser um dos propósitos para reunir as amigas;

Pode ser um presente, embalado em uma caixa linda com um laço (de cor combinada com o sabor do bolo!). (imagina que especial, alguém receber um bolo feito unicamente por você!!!)


E ainda, quando fazemos o bolo -ou qualquer receita- e colocamos todo nosso amor e carinho…. Podemos até conquistar corações. (É sério!!)




A receita não é trabalhosa, é versátil para substituir por qualquer fruta (ou se quiser fazer de cenoura/beterraba, também dá). Você também pode trocar a fruta por ½ xícara de leite (qualquer leite, água ou iogurte) e adicionar + ½ xícara de chocolate em pó.


A gordura e os açúcares também podem ser substituídos pelos de sua preferência.

Fácil de ser feito em qualquer forma (desde àquelas todas decoradas, de silicone, de bolo inglês e de cupcakes). -- Vamos à receita!

Ingredientes Liquidificador: 3 ovos 1 xícara de óleo

½ xícara de leite (ou iogurte, ou água) Extrato de baunilha Casca da tangerina + sumo + bagaço (aqui vai ela todinha.)

*Tangerina é diferente de mexerica, que é diferente de bergamota! A tangerina tem diversas variedades. Escolha a mais docinha, de casca fina e delicada. **Eu usei 4 tangerinas mini, da casta SATSUMA. A quantidade vai depender do tamanho de suas frutas. ***Use tangerinas/frutas in natura tão doces quanto mel! (Pode ser que não fique bom se fizer com uma laranja lima aguada e azeda, por exemplo rs). ****A qualidade das frutas é um dos fatores mais importantes para o sucesso do bolo. Prefira as orgânicas e de época. *****Se quiser evitar o amargor, você pode ferver as tangerinas em água antes de fazer a receita. (Eu não precisei ferver as tangerinas satsuma). Bowl: 2 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de fermento químico 1 pitada de sal + Manteiga e açúcar para untar a forma Utensílios Liquidificador

Forma 30cm para bolos

Espátula

Fouet

Bowl


Modo de Preparo

1) Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar a forma.

2) Bater no liquidificador os ingredientes líquidos + a fruta.

3) Em um bowl separado, misturar os ingredientes secos.

4) Misturar os líquidos aos secos e despejar na forma.

5) Assar por 30-35 minutos (o tempo pode variar de forno para forno. O teste de espetar um palitinho é infalível. Se o palito sair sequinho, o bolo está pronto)

6) Esperar esfriar para desenformar.



E pronto! Se quiser uma cobertura, eu sugiro só açúcar de confeiteiro polvilhado por cima ou


Glacê (1 xícara de açúcar de confeiteiro + 2 colheres de sopa de suco de tangerina ou de alguma bebida alcoólica/leite/água) ou


Geleia de tangerina (100% de fruta + 50% de açúcar + sumo de meio limão).

(Eu aproveitei um pouco de mel de acácia para colocar junto).

Para a geleia, "amasse" as tangerinas e deixe sorar com o açúcar. Depois cozinhe em fogo baixo até atingir o ponto de geleia, mexendo sempre para não pegar na panela.

Sirva no café da manhã: corte um pedacinho, coloque para tostar na frigideira, passe cream cheese e geleia por cima. (Posso arriscar e sugerir passar manteiga em cima? Hehe… Fica muito bom!) Sirva como sobremesa: fatia do bolo + algumas frutas picadinhas + gelato + castanhas torradas e picadas. Sirva com vinhos de sobremesa, cafés, chás e infusões. Esse bolo pode ficar no congelador até 6 meses. Se deixar fora, ele dura uma semaninha. (Pode ser que ele acabe em apenas um dia, também!)


Espero que você tenha gostado!


Com carinho,

Rubya

Comments


bottom of page