top of page

Rubya Cookbook: Cheesecake de Ricotta e Amarena

Sem segredos.

Casquinha crocante, Creme aveludado, Calda docinha.

Então, se você acompanha o Blog ou o Instagram da Boulan (@theboulan), já deve ter percebido que eu prefiro doces/sobremesas que valorizem os ingredientes. Inclusive isso vale para os Cookies.

Penso que se for aquela coisa dooooooooce e enjoativa, não conseguiremos apreciar e valorizar os detalhes de sua composição.


Portanto, fiz um Cheesecake gelado com creme de Ricotta e não exagerei no açúcar.

Uso a Ricotta porque ela tem menos gordura (em relação ao Cream Cheese e ao Mascarpone) e um fundiiinho azedinho. Então acho que ela deixa o Cheesecake mais suave e delicado (e não enjoado). Escrevo detalhadamente sobre a diferença dos cremes de queijo aqui.


A harmonização perfeita é com as cerejas negras (amarenas docinhas que são compradas em calda) e com o cítrico da crostinha de amêndoas.


Hoje foi rapidinho hein, sem enrolações!


Vamos à receita.

Pâte Sucrée de Amêndoas Ingredientes 130g farinha de trigo

130g farinha de amêndoas

1 ovo + extrato de baunilha + zestes de limão 2.5g sal

90g açúcar refinado

120g manteiga integral sem sal 


Utensílios Bowl Fouet (ou batedeira com a raquete) Forminhas de fundo removível Modo de Preparo 1) Bater o açúcar com a manteiga e sal até virar um creme. 2) Adicionar farinha de amêndoas.

3) Adicionar os ovos, baunilha e zestes de limão.

4) Adicionar a farinha e misturar só até homogeneizar (aqui você pode trocar o fouet pelas mãos rs). Não bater demais para não desenvolver o glúten da farinha. 5) Deixar na geladeira por pelo menos 1h. 

6) Abrir a massa com o rolo e preencher as forminhas de Cheesecake. Fazer furinhos na massa com o garfo (para ela não estufar no forno). 7) Assar em forno pré-aquecido 180ºC até dourarem. 8) Esperar esfriar antes de colocar o creme de ricotta. Creme de Ricotta Ingredientes 150g creme de Ricotta

150g creme de leite fresco

50g açúcar de confeiteiro

½ colher de sopa de sumo de limão

½ colher de sopa de extrato de baunilha

Pitada de sal Utensílios Bowl Fouet (ou batedeira com raquete)

Espátula

Modo de Preparo 1) Bater com o fouet o creme de ricotta até ficar lisinho.

2) Adicionar sal, limão e baunilha. Reservar.

3) Em outro bowl, bater o creme de leite fresco e o açúcar até ficar no ponto de chantilly. Cuidado para não deixar passar (ele vai ficar com aspecto meio talhado se passar). 4) Incorporar o chantilly ao creme de ricotta gentilmente com a espátula (do mesmo jeito que incorpora claras em neve na massa do bolo, sabe?). 5) Preencher as forminhas com o creme e decorar com amarenas, hortelãs e folhas de ouro!* 6) Deixar na geladeira pelo menos 1 dia antes de servir, para que o creme fique firme. (Se colocar no congelador - sem as amarenas, vai virar um sorvetinho hahahah)


*Sobre as amarenas (elas são da Fabbri):


- Eu deixo elas em uma peneira horas antes de usar, para que a calda todinha escorra e para que eu consiga decorar sem sujar o creminho branco.

- Além das amarenas, você pode usar outras frutas em compota (ou frescas tb)!


*Sobre as folhas de ouro (comestíveis):


- Muitooo cuidado, porque são tão fininhas que se você "respirar forte" em cima delas, elas saem voando.

- Uso um pincel fino para pegar os pedacinhos de ouro (porque eles grudam nas mãos e em pinças).

- Você consegue posicioná-los em produções mais "molhadinhas". Nas cerejas que estavam em calda, eles se fixam com facilidade.

Em uma casca de pão, por exemplo, você precisaria pincelar uma gotinha de álcool de cereais (ou qualquer bebida super alcoólica/destilados sem sabor), para que os pedaços de ouro possam grudar.


*Sobre as hortelãs:


- Decorar com elas só na hora de servir.


Pronto!

O restinho da pâte sucrée pode ser aberta com um rolo, cortada e assada, como biscoitinhos de amêndoas e raspinhas de limão. 

Aqui aproveitamos tudo.



Espero que você tenha gostado dessa receita rápida e linda!


Super beijo,

Rubya

Comments


bottom of page