top of page

Rubya Cookbook: Soufflé au Chocolat

Uma receita tradicional, fácil e muuuito gostosinha, como um abraço quentinho! Mas, não resisti em dar o toque final "Rubya Rocca" de PIMENTA... ... agora ela acabou de se tornar gostosa como um BEIJO!




Peguei essa receita emprestada do Patrick, o Chef da Pour Vous Gastronomia (o Instagram dele é @pourvous.gastronomia e o site você pode visitar aqui), durante uma LIVE que ele havia feito! Bom, sabendo de todo talento dele (e ainda, da super bagagem de la cuisine française que ele adiquiriu estudando no FERRANDI e trabalhando em restaurantes estrelados pelo guia michelin), não há dúvidas que essa receita é um sucesso! Eu amei e quero compartilhar com vocês como minha sugestão para fazer no Dia dos Namorados (e serve para qualquer ocasião, também. O chocolate pode ser substituído por doce de leite ou purê fino de bananas/maçãs/frutas vermelhas...) E escolhi fazer Chocolate com Pimenta, porque me lembra uma cena do filme "Chocolat", onde a Vianne (Juliette Binoche) oferece também as amêndoas de cacau para uma cliente (que já estava levando alguns chocolates com pimenta, em pacotinhos amarrados com laço para dar de presente ao seu marido) e diz: "para despertar a paixão". --


O ROMANCE DO CHOCOLATE Antes da America do Sul ser descoberta, o cacau já era cultuado como "dádiva celeste" e chamado pelos Astecas de "coisa preciosa".

O Chocolate "literalmente", cura nossos corações:

Ele é rico em flavonóides (aqueles que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sabe? A mesma que encontramos em frutas, verduras e vinhos!). Sua gordura é aquela do "colesterol bom", maravilhoso para o sangue e coração! --

E graças aos pesquisadores, agora é comprovado cientificamente que o Chocolate traz felicidade: Muitos dos compostos químicos do Chocolate nos faz sentir o AMOR -- ou algo parecido... Nisso se inclui o aminoácido triptofano, que é usado pelos nossos corpos para produzir serotonina, um neurotransmissor que está conectado com o coração e que regula nossos humores/sentimentos e desejos (sabe qual desejo eu estou falando, né? ....;)) A feniletilamina também está incluída nessa, chamada de "droga do amor". E que é um estimulante do Chocolate relacionado à anfetamina. Ela faz nosso pulso acelerar e é liberada em nosso cérebro, como quando nos apaixonamos. Sabe aquele feeling de quando vemos nosso love pessoalmente?

Aquele friozinho gostoso na barriga, coração acelerado, aquele caloooooor que sobe? Então! Também serão os efeitos de comer esse Soufflé de Chocolate rs! -- Afrodisíaco é o sobrenome dele! Inclusive, os Astecas já faziam a combinação de Chocolate com Pimenta, viu... E nem vou mencionar aqui, em qual momento eles se lambuzavam de Cacau dos pés à cabeça... hahah Bom, eu penso que o Chocolate é um dos alimentos mais sedutores, mágicos e românticos que existem! Pronto? Vamos à receita.


Soufflé de Chocolate com Pimenta, para dois! Ingredientes 17g manteiga integral sem sal, gelada 17g farinha de trigo

pitada de sal

38g de açúcar refinado (para aquecer com o leite)

95ml leite integral 67g chocolate 70% cacau pimenta calabresa em flocos (medida do coração!) 35g gema (+- 2 gemas) 55g clara (de +- 2 ovos) 12g açúcar refinado + manteiga integral sem sal e açúcar refinado para untar os ramekins

Utensílios Bowls

Fouet

Espátula

Panela

Ramekins (ou potinhos individuais que aguentam ir ao forno) Batedeira (para as claras em neve) Modo de Preparo

1) Pré-aquecer o forno 190ºC e untar os ramekins com manteiga e açúcar. 2) Misturar em um bowl, até que vire uma "areia molhada": farinha, manteiga gelada em cubinhos e a pitada de sal. 3) Enquanto isso, na panela: aquecer o leite com o açúcar (38g), até quase ferver. 4) Adicione a "areia molhada" ao leite com açúcar e misture com o fouet, até virar um "alligot".

5) Tire do fogo e adicione o chocolate para derreter e a pimenta para que toda a capsaicina (substância responsável pela ardência nas pimentas) ative o fogo da paixão! (Vai ficar com aspecto meio talhado e com cara de que deu errado). 6) Quando essa mistura estiver morna, adicione as gemas e misture (agora sim, vai ficar super aveludado e lindo). 7) Bata as claras em neve com o açúcar (merengue, em picos moles). 8) Adicione ⅓ do merengue ao chocolate. Incorpore bem delicadamente, fazendo movimentos circulares "de baixo para cima, do meio para fora". 

Depois, mais ⅓, incorpore.

⅓ final, incorpore. 9) Preencha os ramekins até a bordinha (para eles crescerem) e raspe a superfície com uma faca/espátula, se quiser (para eles ficarem retinhos). 10) Asse durante 15 -20 minutos, e não abra esse forno de jeito nenhummmmm! E pronto! Sirva imediatamente sobre um pratinho de sobremesa, para apoiar o ramekin quente (cuidado, vai estar super quente). 


Você pode comprar sorvete ou fazer um ganache, uma geleia ou um creme inglês para servir junto com o Soufflé.


--


E dica da rurru: é para dar Soufflé na boquinha "do love", hein, nada de cada um comer o seu em suas colheres individuais! Hahahaha #sexyfood


Brincadeiras à parte!

--

Espero que você tenha gostado da receita do Patrick!


Com amor,

Rubya

תגובות


bottom of page