"Vó, quando que você vai fazer as bolinhas de natal?" "Tem que esperar até o dia 24 mesmo?" "Eca, mas quem colocou essas sementinhas nas bolinhas?"
Há 40 anos, as "Bolinhas de Natal" se tornaram uma tradição em nossa família, a partir de uma reinvenção da receita tradicional.
Tudo começou com uma conhecida da vovó Dolores (minha bisa) que costumava fazer os Struffoli de Natal e a presenteava todo ano. Ela e seus 11 filhos amavam e comiam de monte!
Nessa época, a vovó Dolores já era velhinha e não conseguia mastigar as bolinhas (de tão duras que elas eram rs)... Então, uma das maiores cozinheiras entre suas filhas reformulou a receita para que elas ficassem mais macias e derretessem na boca.
Desse dia em diante, a família toda ganhava no Natal, um pratão de 30cm de diâmetro (aqueles de papelão laminado, de bolo, sabem?) repleeeto de Struffoli com a calda de mel, embrulhados com uma folha de celofane e sempre fechados com um laço de fita vermelha.
[PAUSA] Fazendo as contas, Vovó Dolores teve 11 filhos. Em média, cada filho teve +4 filhos (44 netos); Cada neto teve +2 filhos (88 bisnetos); E 3 desses bisnetos tiveram +2 filhos (6 tataranetos). Contando com os "agregados", chegamos em +- 170 pessoas. Apresento-lhes, a família da minha mãe haha! Eram muuuuitos Struffoli! --
E quem é essa filha que fazia para tooodo mundo? Minha avó! Dona Encarnacíon. Para nós, parece que o mês de Dezembro tem o cheirinho de massa frita e gostinho de erva-doce com mel, sabe? Cheirinho de infância! Hoje minha avó tem 84 anos e infelizmente não faz mais… Mas, passou para a minha mãe… Que passou para mim! E euzinha compartilharei com você! Vamos lá!
STRUFFOLI Ingredientes
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga integral sem sal em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar refinado
Sementes de erva-doce (quanto você quiser, se quiser)
1 ½ xícara de farinha de trigo ou até dar ponto de gnocchi
1 colher de café de fermento em pó (na receita original não vai fermento. O efeito dele aqui é o estouradinho/rachadinho das bolinhas na fritura!) -- Óleo (de sua preferência) para fritar Mel (eu usei de acácia. O de flores silvestres é mais intenso e o de flor de laranjeira mais delicado! Vai de gosto em relação ao tipo e a quantidade de mel)
Utensílios
Bowls
Panela
Escumadeira Faquinha Grade ou prato/bowl com papel absorvente para colocar as bolinhas após a fritura
Modo de Preparo
1) Bater os ovos em um bowl, adicionar o açúcar e bater bem. 2) Adicionar as sementes de erva-doce e a manteiga. 3) Adicionar a farinha aos poucos e o fermento. (Dependendo do tamanho dos ovos e da quantidade de água da manteiga, você precisará de mais ou menos farinha para dar o ponto!)
4) Sovar a massa até que ela fique no ponto de um gnocchi molinho.
5) Faça uma bolinha e corte em pedaços.
6) Faça cobrinhas (1cm de diâmetro) e corte em pedacinhos de 1-2cm (uso meu dedo como referência, tá? E não precisa fazer bolinhas porque elas vão estufar na fritura!)
7) Aqueça o óleo em uma panela e deixe ele chegar até 180ºC para fritar! Não deixe ele queimar hehe!
8) Frite os Struffoli, deixe ficarem douradinhos e escorra-os em uma grade ou bowl/prato com papel absorvente. 9) Assim que todos estiverem fritos, envolva-os no mel, emprate! Quanto mais perto do Natal você os fizer, melhor. Devem durar uns 3-4 dias.. Depois, eles ressecam e esfarelam na boca (ao invés de derreter)
Eba!!!! Agora você pode fazer e presentear a família inteira com essa receita super delícia. E quem sabe iniciar uma tradição nova? <3 Claro que também é super válido fazer alterações na finalização. Tradicionalmente, os napolitanos colocam cerejas em calda, confeitos coloridos e frutas cristalizadas em cima!
E se você preferir passá-las em açúcar e canela, logo após a fritura… Hmmmm… Pode também!
Beijos, e até a próxima receita natalina!
Comments