top of page

Rubya Cookbook: Cinnamon Rolls

A minha primeira receita.

A única que uso para este tipo de pão. Minha mãe quem me ensinou e eu não troco ela por nada!



2010. Foi o ano em que fiz minhas primeiras receitas na cozinha:


primeiro o clássico ovo frito -- queimei embaixo;

depois, massa de panqueca americana -- encharquei de óleo;

arroz -- salguei demais.


Já vi que.. né.... Eu não servia na cozinha.. --

Fui tentar me arriscar mais uma vez, quando havia ganhado de presente uma maquininha de Waffles (ela era vermelha e toda linda, eu estava louca para usá-la). Peguei a receita com a minha mãe e…. Deram super certo! Arrasei nos waffles e ainda tive coragem de alterar alguns ingredientes: baunilha, chocolate, com blueberries e fiz até de queijo hahah. Daí para frente, tive coragem de fazer mais produções:


Bolo de chocolate, bolo de cenoura,

Tarte Tatin, galettes de frutas,

Éclairs, Macarons…


As receitas eram todas da minha mãe. Como ela tinha acabado de se formar em Gastronomia, todas as técnicas estavam fresquinhas para me ensinar! E óbvio, eu queria fazer as mais difíceis hahah.


Enfim, foi o ano em que ela me ensinou a fazer os Cookies de Chocolate (sim, esses que eu vendo aqui na Boulan!) e finalmente, meu primeiro pão:

o Cinnamon Roll. -- Como já falei aqui no blog, as receitas de pães devem seguir algumas regrinhas básicas para garantir o sucesso do produto final. Se você não leu ainda, neste link explico tudo (por exemplo: é necessário usar balança e medir os líquidos em gramas, a farinha é sempre 100% da receita e cada ingrediente tem uma função). Aqui, ainda faremos o método direto (explico o que é lá no link ), porque não é uma massa tão DOCE E RICA como um Brioche, por exemplo. (quando digo "doce e rica" me refiro aos ingredientes que pesam no açúcar e na gordura, como: bastante açúcar, adição de mel, manteiga, banha e/ou gemas).

Como o Cinnamon Roll já tem um recheio bem doce, não precisa ter uma massa carregada de açúcar. (Minha opinião). PS: no caso do Brioche, fazemos o método indireto: pré-fermentação e autólise dos ingredientes para fortalecer os fungos e concentrar o sabor na massa. (Assunto para aprofundar em um futuro post!).





Bom, aqui temos uma massa de pão doce bem básica e versátil. 1- Você pode fazê-la em diferentes formatos: Trancinha, coroa, rosas, sticks, colocar na maquininha de waffles (rs), rolinhos (o formato de hoje!), colocar em uma forma de bolo… 2- O recheio pode ser diferente! (na mesma quantidade de manteiga que vou passar, viu?! Senão, dependendo do formato, ele pesa na massa e ela não tem força para crescer e acaba embatumando. Isso aconteceu quando eu quis colocar bastaaaante Nutella em um pão trançado...) Você pode usar geléias de frutas (e pedacinhos de frutas frescas), Nutella, creme de baunilha com côco ralado, chocolate picadinho, doce de leite, creme de gemas……. Hm…….. Se fizer com especiarias ou chocolate/cacau em pó, sempre misture com açúcar e manteiga (vai caramelizar e ficar com o centro molhadinho, igual no caso deste Cinnamon Roll). --


Vamos à receita. 



Cinnamon Rolls: para +- 10 rolinhos (a receita da mamis!!) Ingredientes

250g Farinha de trigo

30g Açúcar refinado

05g Fermento seco // 15g Fermento fresco 

50g Leite integral

1 Ovo

85g Iogurte natural 

3g Sal

20g Manteiga integral sem sal amolecida Óleo vegetal para untar

Utensílios

Batedeira com o gancho, se não sovar com as mãos 

Espátula de padeiro ou faca de chef para cortar os rolinhos

Bowl

Saquinhos plásticos para a massa não ressecar 

Forma reta para assar os rolinhos ou forma de bolo (para tomarem o formatinho) 


Modo de Preparo 1) Misturar os secos (MENOS O SAL): farinha, açúcar e fermento seco (se usar o fermento fresco, ele é misturado com o leite).

2) Adicionar: ovo, leite e iogurte (aqui você também pode colocar um pouquinho -2g- de extrato de baunilha).

3) Misturar até ficar uma massa homogênea. Adicionar o sal, sovar. 4) Por último, adicionar a manteiga amolecida. Sovar até atingir o véu (rede de glúten). Se a massa ficar muito molenga e já começar a esquentar na batedeira/nas mãos (não pode passar de 26ºC), você deve levar a massa para o BOWL untado com óleo e fazer 1 dobra. (Como fazer a dobra está nos destaques de Cinnamon Rolls, no Instagram @theboulan). Após 30 minutos, fazer a 2º dobra. 

Esperar a massa crescer 2x seu tamanho, antes de trabalhar com ela. --


Enquanto isso, misturar o recheio com uma colher: 100g Manteiga integral sem sal amolecida

100g Açúcar refinado

(Quanto você quiser) de canela. Bastante! Rs 

5) Em uma superfície polvilhada com farinha , fazer o degassing e abrir a massa com um rolo, em formato de retângulo (+- 8mm de espessura). 6) Espalhar o recheio com as costas de uma colher/espátula (delicadamente, cuidado para não rasgar a massa) e enrolar. Cortar os rolinhos e dispor em uma forma untada com óleo. 7) Cobrir a forma com um plástico, sem encostar no pão. Deixar fermentar bem até dobrar de tamanho. 8) Assar em forno pré-aquecido a 160ºC até dourar! (Eles ficaram prontos em 30 minutos no meu forno). Verifique se a massa está bem cozida por dentro (espetar um palitinho -- igual nos bolos, sabe? -- e se sair sequinho, tá perfeito). Não consumir quentes, direto do forno. 

Espere esfriar (eles ainda estão assando & você pode se queimar com o açúcar caramelizado super quente).


A cobertura fiz com meio potinho de creme de ricotta, 3 colheres de sopa de creme de leite fresco (pode ser leite no lugar) e + 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Só misturar tudo e despejar por cima!

(Ainda poderia ter colocado raspinhas de limão!) Done!



Pode servir os rolinhos com a caldinha do creme de ricotta, com um ganache de chocolate, gelato, café, em uma mesa de chás... Com um vinho de sobremesa (Riesling, Gewürztraminer ou aqueles vinhos com aromas de especiarias, florais ou levemente torrados, para combinar com a canela!)

Aliás… você pode diferenciar essa mesma receita com recheios salgados!

Alho e queijo, linguiça, especiarias tipo za'atar (hmm imagina?!), abobrinha, tomates…

Pronto! Já dá para abrir uma padaria e fazer diversos pãezinhos.

Essa receita é bem baratinha, viu. Dá super para vender.

Espero que você tenha gostado. Many kisses, Rubya

Commentaires


bottom of page