top of page

Rubya Cookbook: Coconut Cake

O famoso toalha felpuda de massa fofinha, docinha na medida certa e bemm molhadinha!

Compartilho aqui com você, uma receita muito antiga que minha mãe costumava fazer. Esse é o preferido dela e tenho certeza que será o seu também!


Confesso que tinha esquecido o quanto essa massa era macia e delicada. As proporções são exatas e perfeitas para um bolo leve, adocicado e fofinho. Penso que esses tipos de bolo pedem combinações de recheios e acompanhamentos mais aveludadas ou texturizadas (rechear com um doce de abóbora ou servir um sorvete de fruta/castanha com pedacinhos).

Não cheguei a experimentar essa receita com substituições de ingredientes, mas creio que ficará incrível se adicionar um pouco de chocolate em pó ou algumas especiarias como cravo e canela.


Experimente fazer para alguém que você ama! Faça uma surpresinha doce!

Ingredientes da Massa 200g Açúcar refinado 2 Ovos (claras e gemas separadas) 40g Manteiga integral sem sal em temperatura ambiente 50ml Leite integral 100ml Leite de coco 100g Farinha de trigo 1 col chá Fermento químico 1 col café Sal Manteiga e açúcar para untar a assadeira. Ingredientes da Cobertura 200g Coco ralado 1 Lata de Leite Condensado 100ml Leite de coco

Utensílios

Bowls Peneira para a farinha e o açúcar

Espátula

Batedeira com o globo ou fouet para bater

Assadeira 36cm x 26cm aproximadamente

Garfo para espetar o bolo

Folha de alumínio para embalar



Modo de Preparo

1) Com todos os seus ingredientes separadinhos, pré-aqueça o forno a 180ºC (ou na temperatura média do seu forno).

2) Bata as gemas com o açúcar. Assim que estiver quase como uma areia, adicione a manteiga.

3) Aos poucos, adicione o leite integral e o leite de coco.

4) Adicione a farinha peneirada com o sal.

5) Bata as claras em neve e adicione aos poucos na massa, incorporando delicadamente com uma espátula.

6) Adicione o fermento por último e misture só até homogeneizar.

7) Delicadamente coloque a massa na assadeira untada e leve ao forno por 40 minutos. (Ou fique de olho na superfície. Dê umas batidinhas de leve no topo para se certificar de que ele está completamente cozido e/ou espete um palito: ele deve sair sequinho). 8) Enquanto isso, misture os leites da cobertura. 9) Assim que o bolo sair do forno, use um garfo para espetar toda a sua massa e já corte os quadradinhos.

10) Ainda quente, despeje a cobertura e deixe que o bolo absorva. Polvilhe o coco ralado e deixe esfriar. 11) Embale os pedaços em papel alumínio e deixe na parte mais fria da geladeira ou no freezer. Se possível, coma no dia seguinte. Ele estará bem geladinho e os sabores mais integrados. (Minha mãe disse que colocava a forma na geladeira, para depois embrulhar. Aí é com você).


Experimente para fazer agora no verão, coma com sorvete e sucrilhos!

Use e abuse de frutas azedinhas e geladas para acompanhar o bolo: lascas de abacaxi, pêssegos, framboesas, mirtilos, ameixas, morango.... Ficam perfeitos!


Espero que você tenha gostado!

Com carinho,


Rubya




Comentarios


bottom of page