top of page

Rubya Diaries: ITALIA

Atravessei o Atlântico pela primeira vez com o meu pai, agora em Janeiro/2020!! Minha primeira viagem para a Europa! Nós unimos o útil ao agradável quando recebemos um convite da Le 5 Stagioni (moinho de farinha italiana, da qual meu pai usa em seus pães e pizzas) para ir à SIGEP: uma das maiores feiras de panificação, confeitaria, cafés, gelatos e chocolates do mundo.


Minha família tem padaria aqui em São Paulo há mais de 80 anos, então esses convites são super bem vindos para conhecermos as novidades do mundo à fora, expandirmos nosso network com outros chefs, empreendedores e produtores, trazer ingredientes de maior qualidade.. Etc! É uma experiência muito bacana.


Então, já que iríamos para Rimini (uma cidadezinha de praia, na região da Emilia Romagna/Itália), poderíamos estender uma semaninha para conhecer alguns outros lugares, né? Porque não?


(Pronto, eu já queria conhecer a Itália inteira em 10 dias)...


No dia que compramos as passagens (fala sério, é sempre um sentimento maravilhoso de passagens aéreas compradas hahahah), comecei a organizar o roteiro com meu pai e já abri meus livros de gastronomia italiana para rever tudo de melhor que cada região poderia me oferecer.


Os italianos são muuito "regionalistas". Os pratos e/ou os ingredientes de uma certa região serão muuito difíceis de encontrar em outros lugares, com a mesma qualidade.


Por exemplo: um doce super tradicional em Napoli é a Sfogliatella. MUITO dificilmente você encontrará algum café em outra região que venda uma Sfogliatella deliciosa e fresquinha.


O máximo que você encontrará será em uma confeitaria de "turista" (desculpe o termo, mas se você encontrar petit gâteau em uma confeitaria italiana… você terá certeza que é de turista hahaha) , onde provavelmente o dono compra a sfogliatella congelada de algum produtor napolitano.


Outro exemplo: não encontrei em nenhum outro lugar, o risotto alla milanese, que eu comi em Milão. 

--


Alguns lugares da Itália possuem terroir (explico o que é terroir aqui) e tradições de produção de alguns ingredientes que são até classificados como os melhores do mundo e valem à pena experimentar em suas respectivas regiões e épocas (produtos sazonais).


Por exemplo, a melhor época de Carciofi (alcachofras) é de Novembro até Abril/Primavera, mesmo sendo disponível no ano todo.

Comemos e vimos MUITAS alcachofras LINDAS em Roma (dizem que elas são as rainhas dos aperitivos por lá). Elas têm a cor viva e são tão grandes e cheias como um bouquet de flores!


Aproveite essa época para comer bastante carciofo, pesquise como se come tradicionalmente (na manteiga, com pasta aioli, assada, frita, na sopa… hmmmmmm elas são maravilhosas!) 



Procure experimentar especialmente vinhos de uvas e produtores locais (isso vale para a Europa inteira e todas as regiões vinícolas do mundo, viu). Vou ficar chateada em saber que você foi para a Itália e tomou vinho francês hahah!


Aprecie pequenos produtores, pequenos restaurantes e/ou restaurantes (padarias, confeitarias, mercadinhos e cafés) de famílias.


Você vai ver que o pai está no caixa, a mãe é hostess, a filha é atendente e o filho está na cozinha. Muito bacana ver a família inteira unida em um negócio de tradição e ver que eles têm orgulho disso! Ah, fora que as receitas devem ser da tataratataravó e são maravilhosas.


--


Bom, neste post listo todos os locais onde (e o que) nós comemos, por região!

E ainda, o que vocês podem encontrar de tradicional por lá. (Sim, eu fiz um excel só para o planejamento da minha dieta europeia - para um dia em cada lugar haha - e não comi nem metade… Precisarei de outra viagem hahah)


Não lembro dos preços, mas nos restaurantes giravam em torno de R$50,00/R$70,00 por pessoa (com 1 entrada, 1 prato principal e 1 sobremesa) sem contar o consumo de vinho.



PS: TUDO o que eu comi estava fantástico! TUDO! (menos em duas confeitarias de turista que fomos em Firenze e em Roma, vou dizer quais são mais para frente). 



EMILIA ROMAGNA: BOLOGNA - MODENA


MORTADELLA - PRODOTTI DELLA TRADIZIONE Viale Pietro Pietramellara, 61E, 40121 Bologna BO, Italy Boutique na frente da estação de trem com embutidos, queijos, focaccia, antipasti, azeites, geleias, limoncello, pasta fresca, conservas, molhos, vinhos etc. Comemos Spianata (tipo focaccia) com Prosciutto Crudo (presunto cru) e Prosciutto Cotto (presunto cozido) logo quando chegamos em Bologna. -- FICO EATALY WORLD Via Paolo Canali, 8, 40127 Bologna BO, Italy Depois, fomos jantar no FICO Eataly World, que é o maior Eataly do mundo. 

É surreal! São 100.000 m2 só com restaurantes, vinhos, aulas, palestras, espaço de aula e eventos, fabricação própria de pães, queijos, embutidos, sorvetes, confeitaria.. Fora as milhares de mercadorias que eles fornecem. (Dá vontade de trazer TUDO!) Escolhemos o "Amerigo" para comer nosso prato-estréia em Bologna: Tagliatelle alla Bolognese! (Juro, eu fecho os olhos e sinto o gosto! Amor à primeira garfada, ele era do jeitinho que eu imaginava!). De entrada, pedimos o Tigelle (pãozinho romagnolo, normalmente servido como lanchinho, com mortadella ou prosciutto!). -- TRATTORIA DEL ROSSO Via Augusto Righi, 30a, 40126 Bologna BO, Italy TÃO INCRÍVEL a comida e a vibe do local, que precisamos voltar lá. - Entrada: Burrata DELICIOSA com sourdough, nos dois dias. - Prato Principal: comi o mesmo prato os dois dias, Tortellini in Brodo com Sangiovese! Meu pai comeu o um Tagliatelle Bolognesa no primeiro dia e depois, um Pappardelle ai Funghi. - Sobremesa: Zabaglione (creme de baunilha aromatizado com o Vinho Marsala) com Cioccolato. -- EL PAN D'NA VOLTA Stazione Centrale Piazzale Ovest, 40121 Bologna BO, Italy Espresso e macchiato antes do nosso trem sair. Os folhados e docinhos pareciam muuito bons nessa cafeteria, na Bologna Centrale (estação de trem). -- MERCATO DI MEZZO Via Clavature, 12, 40124 Bologna BO, Italy É uma mini "praça de alimentação". Tipo MINI mesmo! Na via em que ele está situado, existem aquelas banquinhas de frutas e vegetais de pequenos produtores, sabe? Existem outros mini empórios: um só de embutidos, um só de queijos, um só de pasta fresca… Nós ficamos o dia inteiro naquela rua hahah! Comi o famoso Tortelli di Zucca (massa fresca recheada com abóbora) na manteiga e sálvia. Espetáculo que vem em um pratinho com talheres de plástico haha. -- LA BAITA VECCHIA MALGA Via Pescherie Vecchie, 3/A, 40124 Bologna BO, Italy Boutique + Restaurante! Não comemos lá, mas entramos e vimos muuuitos produtos regionais incríveis. Vale a pena passar por lá. Na frente, tem uma boutique-adega para sentar e tomar vinho. Lá eles também servem drinks. --

ANTONIAZZI DI BEDUSCHI Piazza Galvani, 1, 40124 Bologna BO, Italy Linda Confeitaria com lindooos presentes! Vale a pena dar uma passadinha para tomar um espresso. Só experimentei os Chocolates e o Torrone, que são deliciosos. --

CASA MARIA LUIGIA Stradello Bonaghino, 56, 41126 Modena MO, Italy Fiz um post TODINHO só da Casa Maria Luigia, veja aqui! -- OSTERIA FRANCESCANA Via Stella, 22, 41121 Modena MO, Italy Não cheguei a entrar, mas super vale a pena colocar na lista (e tentar reservar três meses antes).

--


BAR PAVAROTTI

Corso Duomo, 1, 41121 Modena MO, Italy


É a cafeteria raiz, perfeita para fazer um pitstop e tomar um espresso com uma Spremuta d'Arancia (suco de laranja)!

Comemos um folhadinho de prosciutto delicioso, engordurado, com gosto de discoteca. Sabe aqueles folhados oleosos de cantina de escola? Mas, na Itália?! Não tem como ser ruim! kkkkkk

--


LA BICICLETTA - CAFFE E SALUMI

Via Sant'Eufemia, 26, 41121 Modena MO, Italy


Onde fizemos nosso "Esquenta Massimo" com Vinho branco e batata chips!

Não tivemos tempo de comer mais, mas tudo parecia muito bom e os atendentes eram muuuuuuito simpáticos e gentis!



LOMBARDIA: MILANO


MARCHESI 1824 Galleria Vittorio Emanuele II, 20121, MI, Italy Tomamos nosso café da manhã na Confeitaria Marchesi: espresso, Treccia di Frutta (folhado trançado com morangos e creminho de baunilha) e bombons de chocolate. Lindíssima, tradicional, cheia, você paga para sentar, perfeita para levar um presentinho e guardar a embalagem depois. -- LUINI PANZEROTTI Via Santa Radegonda, 16, 20121 Milano MI, Italy Nosso café da manhã nº2, foi o Panzerotti (tipo uma "fagaça"/pizza frita sensacional e super convidativa pra comer no café da manhã). Faça essa experiência!!!! Deus amado que DELÍCIA!!! -- IGINIO MASSARI Via Guglielmo Marconi, 4, 20122 Milano MI, Italy Nosso café da manhã nº3 não rolou! Fomos atrás do Iginio Massari, pois ele é o rei do Panettone na Itália. Não tinha o Panettone na boutique dele… Mas vale visitar. (então tomamos só um espresso) -- PRINCI MILANO Via Speronari, 6, 20123 Milano MI, Italy Almoço nº1! A Princi é uma padaria INCRÍVEL, que super vale visitar! Agora que ela foi comprada pela Starbucks, você encontra em todo canto em Milão. Esse endereço é a Princi que eu fui, e tomei a MELHOR Spremuta d'Arancia da minha vida, e comi a MELHOR focaccia de berinjela da vida também!! (E um espresso) -- MAIO RESTAURANT Piazza del Duomo, 20121 Milano MI, Italy Almoço nº2 TOTAL de turista, localizado na varanda da La Rinascente (um empório lindo, com alguns quiosques de comida e várias opções de presentes lindos, com marcas pequenas milanesas) -- inclusive mais caro que na média -- mas, com uma vista linda do Duomo. Comemos um Risotto alla Milanese (só arroz e açafrão) INCRÍVEL com vinho branco de Grechetto (uva branca), da Antinori (um dos melhores produtores da Toscana). -- AMORINO GELATO Via Fiori Chiari, 9, 20121 Milano MI, Italy Pitstop para um Gelato (e mais um espresso) em Milano! Delicioso mas o gelato de lá é TÃO BOM quanto aqui em São Paulo… (pela minha percepção, o Davvero -- aqui em SP --  é o que chega mais perto do gelato italiano). O gelato italiano é MAIS fruta, MAIS pistache, MAIS chocolate e MENOS açúcar. A textura do gelato italiano é mais estruturada e aqui é mais cremosa/molenga. (Comparando com as gelaterias brasileiras ""gourmets"" no GERAL).


Tomei mais alguns gelatos na feira em Rimini e eles são bem parecidos (digo em termos de doçura, estrutura, sabor, textura…), todos muito bons.

--


N'OMBRA DE VIN

Via S. Marco, 2, 20121 Milano MI, Italy


Vino, antipasti e piatti!

O lugar é muuito bacana. Não tivemos tempo para tomar alguns vinhos, mas tenho certeza que vale a visita.

--


BISTROT MILANO CENTRALE

Piazza Duca d'Aosta, 1, 20125 Milano MI, Italy


Dentro da estação tem esse bistrôzinho, fechamos o dia milanês com mais uma Foccacia maravilhosa, enquanto esperávamos nosso trem de volta para Bologna.



TOSCANA: FIRENZE - PANZANO IN CHIANTI



CAFFÈ SCUDIERI Piazza di San Giovanni, 19R, 50123 Firenze FI, Italy


A confeitaria de turista, onde tinha o Ricciarelli sem gosto de nada, lembram?  (na época, eu gravei um story experimentando o meu primeiro Ricciarelli toscano -- eu estava MUITO FELIZ  --, mas na primeira mordida fiquei super chateada, porque ele não tinha gosto de NADA hahaha e foi engraçado porque no vídeo eu não consegui esconder minha cara de decepção e falei "o meu é melhor..." kk)..

Enfim… A confeitaria é LINDA e é na frente do Duomo.

--

IL CANTUCCIO DI SAN LORENZO

Via Sant'Antonino, 23/red, 50123 Firenze FI, Italy


Aqui!!!! O Ricciarelli incrível que comemos no caminho do mercato centrale!

--

DA NERBONE

Piazza del Mercato Centrale, 50123 Firenze FI, Italy


Uma banquinha simples, que vende um lanchinho de Porchetta maaaaravilhoso!

Ainda melhor -- como diria meu pai -- na hora do café da manhã, com Coca-Cola Zero haha.

--

ANTICA MACELLERIA CECCHINI

Via XX Luglio, 11, 50022 Panzano In Chianti FI, Italy


O açougue que também ganhou um episódio do Chef's Table, na Netflix (com uma história linda também), era um dos restaurantes que eu tinha feito reserva! (Também super esperançosa para conhecer o Dario, mas ele estava de férias)..

Deu para aproveitar cada minuto do almoço, comemos a sua famosa Bistecca Alla Fiorentina, Manteiga de Chianti, o Chianti Sushi e entre outros!

As carnes são divinas, seu time é super alto astral e ainda fizemos amigos tailandeses. Amei!


"To beef or not to beeeeeeffff?!" (uma das falas famosas de Dario Cecchini)


LAZIO: ROMA


ARMANDO AL PANTHEON Salita dei Crescenzi, 31, 00186 Roma RM, Italy O MELHOR carbonara da minha vida! Comeria um balde inteirinho! De entrada pedimos uma alcachofra e uma burrata. Ambas espetaculares. Meu pai pediu um alla gricia maravilhoso também. -- PERILLI A TESTACCIO Via Marmorata, 39, 00153 Roma RM, Italy O MELHOR alla gricia da vida! Precisamos voltar para comer de novo! Primeira vez: sopa de grão de bico com tagliolini, escarola e alcachofras Alla Gricia e Tagliolini aioli com alcachofras. Segunda vez: alla gricia com coelho e berinjela alla parmigiana. E sobremesa.... o melhor tiramisù do mundo também! -- PASTICCERIA BARBERINI Via Marmorata, 41, 00153 Roma RM, Italy

De turista. Pedimos 05 docinhos mas só o Babà tava bom. A vitrine é maravilhosa. -- TAVERNA TRILUSSA Via del Politeama, 23/25, 00153 Roma RM, Italy Foi indicação de uma seguidora super querida (ela indicou o cacio e pepe!) e era bem pertinho do nosso hotel. De entrada pedimos fiori di zucca frita, recheada com mozzarella. POIS É, UM ARRASO. Meu pai comeu um alla gricia incrível e eu ia pedir o cacio e pepe atéeeee..... encontrar ragu de pajata de vitelo. Eu NÃO sabia que pajata significava "intestino de vitelo"... Fiquei "meio assim" depois de ter pesquisado...

Bom, já que eu já estava em Roma, né.. hahaha ME SURPREENDI taaaaanto!!!! O ragu estava um espetáculo e a pajata é maravilhosa! Fiz a SCARPETTA com louvor (passei o pão no molho) e quase cantei o hino da Itália kkk. Tenho vontade de chorar de saudade só de lembrar. Amei esse restaurante! (Obrigada pela indicação, Carol!) --

LE LEVAIN ROMA Via Luigi Santini, 22, 00153 Roma RM, Italy Uma coisa a declarar: não achei que comi pães tãaaao incríveis na Itália, não... Nessa micro padaria foi o único lugar que o pão era realmente bom. A farinha era de Altamura (grano duro, da região da Puglia) e era MUITO parecido com o pão (da mesma farinha) do meu pai.

Aliás já tenho a opinião formada de que o pão do meu pai é O MELHOR DO MUNDO. Tem memória afetiva? tem hahahaha Mas, sério, não tem igual. @reidabroa, vc arrasa! <3 Enfim. Também experimentamos uma tortinha de limão, tortinha de frutas vermelhas e tarte tatin. Um capricho! --

FORNO ROSCIOLI Via dei Chiavari, 34, 00186 Roma RM, Italy Lugarzinho chaaarmoso! Comemos Pizza alla Pala de abobrinha e uma de calabresa com mozzarella. Delíciaaaa! E para lacrar (que eu deveria ter pedido uns 20)... Supplì al telefono.. É tipo um Arancini (bolinho de risotto de tomate frito) e recheado com mozzarella. --

DAR SOR OLIMPIO DRAGO Piazza del Drago, 2, 00153 Roma RM, Italy Entramos sem querer nesse restaurante e fomos surpreendidos! Alcachofra recheada com mozzarella DIVINA; Ovo com tartufo + salada de rúcula com balsâmico, parmigiano e pignoli + tagliolini com tartufo incríveis.


CAMPANIA: NAPOLI

TARALLERIA NAPOLETANA Via San Biagio Dei Librai, 3, 80138 Napoli NA, Italy É uma rosquinha dura, tipo biscoitinho que esfarela na boca. Delicioso, levemente apimentado e mega tradicional! Vale até para levar de lembrança para casa!

-- LA PASTIERA NAPOLETANA Via Benedetto Croce, 50, 80134 Napoli NA, Italy Como diz o nome... Coma a Pastiera Napoletana deles. Depois me conte! -- SFOGLIATELLE ATTANASIO Vico Ferrovia, 1-2-3-4, 80142 Napoli NA, Italy Como também diz o nome, coma pelo menos 5 sfogliatelle desse attanasio! O lugar é muito raiz, mas ela é divina! --

CUORI DI SFOGLIATELLA Via Toledo 271, 80142 Napoli NA, Italy Fui seca para comer o Zeppole nessa pasticceria, mas não gostei não.. A sfogliatella é bem gostosinha. O babà é divino! --

VINCENZO CAPUANO Piazza Vittoria, 8, 80121 Napoli NA, Italy La veraaaaaaaaaa........... PIZZA NAPOLETANA! Com um Limoncello no final! Precisa dizer algo?? ... A pizza do meu pai é melhor. Tá, tão boa quanto. A massa do meu pai é mais saborosa. -- PESCHERIA AZZURRA Via Portamedina, 5, 80134 Napoli NA, Italy Frutos do mar muuuuito frescos, fritos na hora. Mammmmmaaaa mia! Delícia!


EXTRA! EXTRA! {LONDRES}

P.S: nosso pulinho em Londres na volta foi para aproveitar uma conexão de 12h. E acho que suuuuuper valeu à pena! Só tivemos o custo a mais (do que o calculado) para deixarmos as malas de mão no "guarda-volumes" do aeroporto de Heathrow.


O pensamento foi: "ah, já estamos aqui mesmo, né… R$150,00 a mais não vai fazer diferença… depois eu volto a trabalhar e recupero!"


Um mês depois…


PAH! Pandemia mundial coronavirus. Fica todo mundo em casa.


Lições aprendidas: tome cuidado com o pensamento "já que eu estou aqui mesmo…..".

Pode ser que aconteça uma PANDEMIA de PARAR O MUNDO quando você voltar. E a conta da viagem vai chegar junto hahahah.  -- DOMINIQUE ANSEL BAKERY LONDON 17-21 Elizabeth St, Belgravia, London SW1W 9RP, United Kingdom Sou muito fã desse Chef e faço questão de ir nas padarias dele! Eu amo o Cronut, amei o Canelé e o Cookie Shot. (Na medida do possível de acordo com a tipicidade desses doces... porque eles são MUITO doces). -- POILÂNE BAKERY 46 Elizabeth St, Belgravia, London SW1W 9PA, United Kingdom Fomos prestigiar um antigo amigo do meu pai, em sua boutique de pães. Um arraso! -- WHITTARD 29 Buckingham Palace Rd, Westminster, London SW1W 0PP, United Kingdom Uma gracinha a boutique de Chás em Londres. Bem gostosos, as embalagens são lindas mas é meio "starbucks". Bacana para levar lembrancinhas! --

Fish and Chips? Comemos no aeroporto mesmo, esperando nosso avião. Temos que voltar para comer um F&C decente!


-- ECCO QUA! Espero que você tenha gostado do post e anotado as indicações! Se você tiver mais indicações e/ou quiser compartilhar sua experiência, envie uma mensagem para mim! Vou adorar! Com carinho, Rubya

Comments


bottom of page